Respirar

O vazio assomava, de tempo a tempo, e apoderava-se da sua alma, sem pedir licença. Quando isso sucedia, evadiam-se as forças para respirar - a respiração consistiria, então, numa tarefa demasiado exigente. A cada suspiro, o seu coração tornava-se mais e mais pequeno. Esquecia-se de quem era, de tudo o que já havia conquistado, de cada uma das batalhas superadas, das toneladas de amor que já havia recebido. 

Olvidava que era especial, que era uma espécie de alma superior, não no sentido arrogante da expressão, mas tinha a certeza que o mundo carecia da sua generosidade. Nesses momentos, não enxergava a sua beleza, grande e genuína. Não conseguia acreditar no espelho interior que lhe dizia que também ela era filha de Deus. Que era feliz - sim era. Mais fácil seria acreditar que a felicidade vinha nas encomendas para terceiros e que, no seu caso, haveria um engano nos correios. Habituou-se, desde muito nova, a fingir que está tudo bem – e está tudo bem! – e a sacrificar-se pelos outros e pelas circunstâncias. Deixou de reconhecer com nitidez a linha que separa a força da sua personalidade em querer fazer as coisas por si própria e a necessidade de ter mesmo de fazê-las – porque ninguém as faz por ela. É muito amada, sabe disso, porém, são algumas as vezes em que se sentiu escorregar de tão esguia que é a sua rede. Continua a sonhar. Continua a tentar saber viver e oculta o maior receio de todos - ser esquecida.

Pequenina (ou até minúscula) se sente nessas horas em que custa respirar. Sozinha. Indefesa. Há uma voz bem lá no fundinho que grita (mas ninguém ouve!), como se tratasse de uma criança que quer sair do carrocel que andou rápido demais:
- «Venham-me buscar!»

Ou como diria a irreverente Mafaldinha de Quino:
- «Paren el mundo que me quiero bajar


Autoria da Fotografia: Nuno Galante

Começa um novo dia e, com os primeiros raios de sol, volta a respirar com naturalidade – afinal não custa assim tanto. Recupera a sua fiel amiga  - a esperança -  de que tudo vai ficar bem - como sempre.     


Está tudo bem.


________________________________________________________________________
Texto en Español

El vacío asomaba, de tiempo a tiempo, y se apoderaba de su alma, sin pedir permiso. Cuando eso sucedía, se escapaban las fuerzas para respirar - la respiración consistiría entonces en una tarea demasiado exigente. A cada suspiro, su corazón se volvía más y más chiquito. Se olvidó de quién era, de todo lo que ya había conquistado, de cada una de las batallas superadas, de las toneladas de amor que ya había recibido.

Olvidaba que era especial, que era una especie de alma superior, no en el sentido arrogante de la expresión, pero tenía la certeza de que el mundo carecía de su generosidad. En esos momentos, no veía su belleza, grande y genuina. No podía creer en el espejo interior que le decía que también ella era hija de Dios. Que era feliz, sí. Era más fácil creer que la felicidad venía en encomendas destinadas a terceros y que, en su caso, habría un error en los correos. Se ha habituado, desde muy joven, a fingir que está todo bien - y está todo bien! - y sacrificarse por los demás y por las circunstancias. Dejó de reconocer con nitidez la línea que separa la fuerza de su personalidad en querer hacer las cosas por sí misma y la necesidad de tener que hacerlas-porque nadie las hace por ella. Es muy amada, lo sabe, sin embargo, son algunas las veces en que se sintió resbalar de tan fina que es su red. Sigue soñando. Continúa tratando de saber vivir y oculta el mayor miedo de todos - ser olvidada.

Pequeña (o incluso minúscula) se siente en esas horas en que cuesta respirar. Sola. Indefesa. Hay una voz bien allí en el fondo que grita (pero nadie oye!), Como si se tratase de un niño que quiere salir del carrocel que anduvo más rápido:
- «¡Venganme a buscar!»

O como diría la irreverente Mafalda de Quino:
- «¡Paren el mundo que me quiero bajar!»


Amanece de nuevo y con un nuevo día, vuelve a respirar con naturalidad – al final  no cuesta tanto. Recupera a su fiel amiga - la esperanza - de que todo va a estar bien - como siempre. Esta todo bien.

Comentários

Mensagens populares