Viagens que se perdem no tempo: uma ode à amizade

Era uma manhã de outono – um típico amanhecer daquela estação do ano que a fazia lembrar a sua infância – em que o sol espreitava timidamente. Contudo, luminoso, o suficiente, para destacar os tons marron e encarnados das folhas das árvores. Acordava cedo, desde pequena, mas com a idade, esse hábito tornara-se uma imposição. Ia encontrar-se com a sua velha amiga para almoçar e esperavam-na horas de conversa non stop – como antigamente. O tipo de encontros que parecem “viagens que se perdem no tempo”, tal a sintonia entre as duas almas.


Desafio#07 (Susana Lemos)
Autoria da fotografia: Sandra Neto

Há coisas que nunca mudam e, afortunadamente, algumas pessoas ficam para sempre. Com a sua velha amiga, ela conseguia falar de quase tudo – existe um quase, impenetrável, que permanece escondido num cantinho do coração. Diz-se que à medida que o tempo passa, mais importantes se revelam as conexões com as pessoas que nos conhecem desde jovens. As tais com quem não precisamos de inventar porque nos sabem ler como ninguém, como evoca a canção: “E dizes-me a cantar é assim que eu sou”- maravilhoso é podermos ser, simplesmente, quem somos e sermos amados por isso (ou apesar disso!).

Saboreava, delicadamente, o vinho escolhido para a ocasião – um dos seus maiores prazeres – enquanto escutava as novidades da sua amiga. Eram seres com vivências distintas, mas partilhavam a visão da vida e os valores que consideravam fundamentais. Pelo meio dos temas que se enredavam uns nos outros – talvez fosse necessário um guião – recordavam, em modo de filosofia, a mensagem da canção de Pedro Abrunhosa: “a vida são dois dias e um é para acordar” – muitas vezes, não nos apercebemos do real significado deste verso. Só é possível fazê-lo, quando estamos despertos para o mundo e isso leva tempo - o tempo de cada um.

A amizade, para ela, consistia num porto de abrigo que consola os “olhares que trazem solidão”. A cada ano que passa, mais frenéticas se mostram as exigências da vida adulta e menos fácil se torna alimentar os reencontros. Com efeito, como em todas as relações que se constroem a duas (ou quatro) mãos, há que investir tempo e esforço para que seja possível manter o contacto. Ela fazia questão de levar a sério essa tarefa, uma vez que o retorno se transformava num estado de paz de que não era capaz de abdicar.

“Já vai alta a noite” – o dia passou rápido demais - e estava na hora de voltar a casa. Despede-se da sua amiga até uma próxima ocasião e, tal como um camelo acumula água nas suas bossas para os períodos de seca, também ela tinha carregado as suas reservas de energia para os maus momentos. O seu coração está cheio.


Nota: Este texto foi elaborado no âmbito do Desafio Celestices (#07). O ponto de partida foi a canção  «Viagens»  de Pedro Abrunhosa fornecido por Susana Lemos.

_________________________________________________________________________________
Texto en Español

Era una mañana de otoño - un típico amanecer de aquella estación del año que le hacia acordar de su infância – y el sol saludaba tímidamente. Sin embargo, suficiente luminoso para destacar los tonos marrones y rojos de las hojas de los árboles. Acordaba temprano, desde chiquita, pero con la edad, esa costumbre se había convertido en una imposición. Se iba a encontrar con su vieja amiga para almorzar y la esperaban horas de conversación no stop - como antiguamente. El tipo de encuentros que parecen "viajes que se pierden en el tiempo", tal la sintonía entre las dos almas.

Hay cosas que nunca cambian y, afortunadamente, algunas personas se quedan para siempre. Con su vieja amiga, ella podía hablar de casi todo - existe un casi impenetrable, que permanece escondido en un rincón del corazón. Se dice que a la medida que el tiempo pasa, más importantes se revelan las conexiones con las personas que nos conocen desde jóvenes. Esas con quien no necesitamos inventar porque nos saben leer como nadie, como evoca la canción: "Y me dices al cantar es así que soy yo" - maravilloso es poder ser, sencillamente, quién somos y ser amados por eso (o a pesar de eso!).

Saboreaba, delicadamente, el vino elegido para la ocasión - uno de sus mayores placeres - mientras escuchaba las novedades de su amiga. Eran seres con vivencias distintas, pero compartían la visión de la vida y los valores que consideraban fundamentales. Por el medio de los temas que se enredaban unos en otros - tal vez fuera necesario un guión - recordaban, en modo de filosofía, el mensaje del tema de Pedro Abrunhosa: "la vida son dos días y uno es para despertar" - muchas veces, no nos damos cuenta del verdadero significado de este verso. Sólo es posible hacerlo, cuando estamos despiertos al mundo y eso lleva tiempo - el tiempo de cada uno.

La amistad, para ella, consistía en una contencion para las "miradas que traen soledad". Cada año que pasa, más frenéticas se muestran las exigencias de la vida adulta y menos fácil es alimentar los reencuentros. Como en todas las relaciones que se construyen a dos (o cuatro) manos, hay que invertir tiempo y esfuerzo para que sea posible mantener el contacto. Ella se preocupaba de tomar en serio esa tarea, ya que el retorno se convertía en un estado de paz que no era capaz de abdicar.

"Ya va alta la noche" - el día pasó demasiado rápido - y era hora de volver a casa. Se despide de su amiga hasta una próxima ocasión y, tal como un camello acumula agua en sus jorobas para los períodos de sequía, también ella había cargado sus reservas de energía para los malos momentos. Su corazón está lleno.






Nota: Este texto fue elaborado en el ambito del Desafio Celestices (#07). el punto de inspriacion fue el tema «Viagens»  de Pedro Abrunhosa fornecido por Susana Lemos.

Comentários

Mensagens populares