Tempo, Tempo, Tempo…

Se tivesse jeito para charadas, diria que se trata de algo que não se vê, não se pode tocar, mas está sempre presente. Relativos são a medida e o peso que lhe depositamos consoante os contextos: queremos que passe depressa quando o tédio se apodera de nós; outras vezes, desenvolvemos o anseio que não passe jamais para que possamos congelar a imagem dos bons momentos. Tempo… 


Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo…*


Esta palavra mágica consome-nos os dias. Com o passar dos anos, o tempo foge entre os dedos - do carnaval ao natal é um esfregar de olhos. Quando damos por ela, já passaram 5, 10, 20 anos… estamos na idade adulta e nem queremos acreditar que a velhice está à nossa espera, ao virar da esquina. Pelo meio, bate-nos à porta uma coisa chamada relógio biológico e o tempo ri-se às bandeiras despregadas. 


És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho…*



Desafio#09 (Vanda Santos)
Imagem: Relógios moles (Salvador Dali, 1931)


Imagino o tempo como um senhor de idade, tranquilamente refastelado, num cadeirão de madeira, a ver passar as marchas, sabendo que é odiado e desejado por todos os habitantes da Terra. Há alturas, em que se mostra um convencido de primeira, deixando-nos, profundamente augados: rogamos-lhe mais e mais pelos nossos porque nunca se afigura suficiente.


Vou -te fazer um pedido
Tempo, tempo, tempo, tempo…*


Dizem que o tempo não perdoa e passa para todos – mesmo para aqueles que insistem em negar a sua existência. Queixamo-nos, em demasia, dos sinais que nos vai deixando – as rugas, os cabelos brancos, as dores nas cruzes – e desdenhamos o seu papel, não nos dando conta de que representa a nossa tábua de salvação. Revela-se o nosso melhor amigo – o único que nos ajuda a lamber as feridas como deve ser. Assume o poder de tornar as dores suportáveis, as crises superáveis. Alimenta-nos. Conforta-nos. Transforma-nos. 


És um dos deuses mais lindos
Tempo, tempo, tempo, tempo…*


Acredito que há um tempo para tudo ou, como dizem os antigos: - ‘cada coisa a seu tempo!’ Não vale a pena forçar a barra porque o tempo costuma ser um menino marreta e fornece as respostas - as tais que tanto procuramos – na altura certa. Faz-nos pacientes, resilientes e capazes de aceitar o sentido das voltas do destino – mesmo quando parece que só resta ausência de significado. 


Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo, tempo, tempo, tempo…*



P.S. – Como é Natal e, em modo de oração, peço-te a ti, Tempo, que passes rápido, no caso das esperas pelos abraços tão desejados e que te congeles, nos instantes em que a felicidade me bater à porta. 



*Inspirado na Canção “Oração ao Tempo”- Letra e música de Caetano Veloso, 1979.


Nota: Este texto foi elaborado no âmbito do Desafio Celestices (#09). O ponto de partida foi a lenga-lenga "O tempo perguntou ao tempo: quanto tempo o tempo tem?/ O tempo respondeu ao tempo/ que o tempo tem tanto tempo/quanto tempo o tempo tem" fornecida por Vanda Santos.  
_______________________________________________________________________
Texto en Español
Tiempo, Tiempo, Tiempo ...


Si tuviese talento para adivinas, diría que se trata de algo que no se ve, no se puede tocar, pero está siempre presente. Relativos son la medida y el peso que le depositamos según los contextos: queremos que pase rápidamente cuando el tedio se apodera de nosotros; otras veces, desarrollamos el anhelo que no pase jamás para que podramos congelar el imagen de los momentos felices. Tiempo ...

Por seres tan inventivos
Y opiniones continuas ... *

Esta palabra mágica nos consume los días. Con el paso de los años, el tiempo huye entre los dedos - del carnaval a la natal es un abri y cerrar de ojos. Cuando nos damos cuenta, ya pasaron 5, 10, 20 años ... estamos en la edad adulta y no queremos creer que la vejez esta esperandonos, a la vuelta de la esquina. Por medio, nos golpea a la puerta una cosa llamada reloj biológico y el tiempo se ríe de nostros.

Eres un señor tan hermoso
En cuanto a la cara de mi hijo ... *

Imagino el tiempo como un señor de edad, tranquilamente refascado, en un sillón de madera, a ver pasar el desfile, sabiendo que es odiado y deseado por todos los habitantes de la Tierra. Hay alturas, en que se muestra un convencido, dejándonos, sin remordimientos, quierendo más. Le ruego más y más por los nuestros porque nunca parece suficiente.
Voy a hacer una petición
Tiempo, tiempo, tiempo, tiempo ... *

Dicen que el tiempo no perdona y pasa a todos, incluso para aquellos que insisten en negar su existencia. Nos quejamos, en demasía, de las señales que nos van dejando - las arrugas, los cabellos blancos, los dolores en la espalda - y despreciamos su papel, no dándonos cuenta de que representa nuestra tabla de salvación. Se revela nuestro mejor amigo - el único que nos ayuda a curar las heridas. Asume el poder de hacer los dolores soportables, las crisis superables. Nos alimenta. Nos contiene. Nos tranforma.

Eres uno de los dioses más hermosos
Tiempo, tiempo, tiempo, tiempo ... *

Creo que hay un tiempo para todo o, como dicen los antiguos: - 'cada cosa a su tiempo!' No vale la pena forzar las cosas porque el tiempo suele ser un niño caprichoso y da las respuestas -las tal que tanto buscamos- en la altura correcta. Nos hace pacientes, resilientes y capaces de aceptar el sentido de las vueltas del destino - incluso cuando parece que sólo queda la ausencia de significado.
Compositor de destinos
Tambor de todos los ritmos
Tiempo, tiempo, tiempo, tiempo ... *


P. S: Cómo es Navidad y, en modo de oración, te pido, Tiempo, que pases rápido, en el caso de las esperas por los abrazos tan deseados y que te congeles, en los instantes en que la felicidad me golpee a la puerta.



* Inspirado en la Canción "Oración al Tiempo" - Letra y música de Caetano Veloso, 1979.

Comentários

Mensagens populares